Voluntários ajudam turistas na Semana Santa.

Voluntários ajudam turistas na Semana Santa.

Setenta e cinco jovens vão ajudar os turistas que se deslocarem a Braga durante a Semana Santa.
É a segunda edição da iniciativa ‘How Can I Help You’, que tem como finalidade prestar as mais diversas informações sobre o património, localização de monumentos, restaurantes, lojas, serviços públicos, etc.
“No fundo traduz-se, numa ajuda itinerante, por parte de voluntários de estudantes, que vão ajudar os turistas”, revelou Sílvia Correia, CEP da ‘Creative Zone’, a empresa responsável pelo projecto, que este ano conta com algumas novidades, como a inclusão do Bom Jesus nos roteiros turísticos, a presença nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e a criação de uma página de internet com as mais variadas informações de interesse para os turistas.
Outra das novidades é uma formação ministrada aos voluntários nas línguas inglesa e alemã.
A iniciativa, explicou Altino Bessa, vereador do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Braga, é “um exemplo” da partilha de recursos e experiências de diversas instituições (Câmara Municipal, Associação Comercial de Braga (ACB), International House – escola de línguas – e da Creative Zone).
É, também, uma oportunidade de promover a candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade, da UNESCO. “Nós queremos valorizar o Bom Jesus, principalmente nesta fase em que a sua candidatura poderá, a qualquer momento, ser contemplada com o galardão de Património da Humanidade”.
O vereador do pelouro do Turismo apontou, ainda, o envolvimento dos alunos de Turismo da Universidade Católica, que melhoraram o inquérito aos turista, “Esse inquérito vai ser, também, em suporte digital, e na rua os miúdos vão solicitar que respondam a este inquérito. Pretendemos saber o perfil do visitante”, indicou Altino Bessa.
Rui Marques, director geral da ACB, afirmou que o projecto é “importante para a afirmação turística da cidade” e que deverão ser abrangidos cerca de cinco mil turistas. “Vai evidenciar a característica da hospitalidade de Braga”, sublinhou o responsável. Frisou ainda que o projecto ‘How Can I Help You’ conta com a colaboração de 22 estabelecimentos de restauração e bebidas.
Janet Sinclair, directora da escola de línguas International House realçou que o projecto constitui “uma oportunidade para usar as linguas (Inglês e Alemão) em contexto real. É uma oportunidade para criar laços com a comunidade”.
No ano passado, o projecto ‘How Can I Help You’ envolveu 57 voluntários, que apoiaram cerca de três mil visitantes.